Centro Universitário Santa Maria realiza palestra e divulgação de livro sobre gestão territorial e democracia

O Centro Universitário Santa Maria (UNISM), através da professora Emanoella Sarmento, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, recepcionou na noite desta quarta-feira (10), a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena, para a divulgação do lançamento do livro “Agir Local – gestão territorial e democracia – Uma experiência em Conde/Paraíba/Brasil”. O evento faz parte da agenda de divulgação do material que já foi lançado na Paraíba (Conde e João Pessoa), Ceará (Fortaleza), Sergipe (Indiaroba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) e agora chega a Cajazeiras e região.

O livro foi organizado por um grupo de ex-gestores, parte da equipe da Secretaria de Planejamento à época, liderada pelo Arquiteto e Urbanista Flávio Tavares. A publicação traz em detalhes como foram trabalhadas as políticas públicas, territoriais e habitacionais no município de Conde, no período de 2017 a 2020, que foram reconhecidas e premiadas nacionalmente.
A exposição dos exemplares e o debate relacionado ao conteúdo, reuniu estudantes, professores, arquitetos e representantes dos poderes públicos, no auditório Paula Elisabeth do bloco Zé Bigode da UNISM.

SOBRE O LIVRO:

“AGIR LOCAL: gestão territorial e democracia – uma experiência em Conde – Paraíba – Brasil”:

A publicação detalha o trabalho de uma gestão pública municipal que priorizou a construção de uma política urbana participativa, em um município paraibano de pequeno porte. Os programas e ações implementados obtiveram, em curto período, resultados expressivos e impacto positivo na vida da população local. O livro foi produzido com intenção de ser um material de suporte a outras equipes técnicas e gestões públicas municipais do Brasil, pois traz um leque de metodologias, processos e bastidores do trabalho e dos desafios superados na prática. A condução narrativa ressalta eixos importantíssimos de serem aplicados em nível local: a ATHIS, o zoneamento municipal articulado à instrumentos do Estatuto da Cidade, o Cadastro Territorial Multifinalitário, a municipalização do trânsito, concursos públicos de projetos, entre outra série de metodologias participativas.

ASCOM