Núcleo de Educação a Distância (NEaD)

Núcleo de Educação a Distância – NEAD

A Educação a Distância, já há algum tempo, tem se estabelecido no contexto da educação brasileira como uma modalidade de ensino importante na ampliação do acesso ao ensino nos diversos níveis de escolaridade.

Nesta perspectiva, o Núcleo de Educação a Distância – NEAD contribui no desenvolvimento de políticas pedagógicas e administrativas no âmbito da Faculdade Santa Maria (FSM) em relação às questões da EAD em interface com o Ministério da Educação.

Este núcleo é responsável por coordenar as atividades a distância da IES, contribuindo nos processos didático-pedagógicos e tecnológicos, auxiliando docentes, discentes e corpo técnico-administrativo na apropriação de conhecimentos para manipular o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O NEAD da FSM, também orienta a elaboração de unidades curriculares dos cursos das áreas de saúde, humanas,sociais aplicadas e engenharias, nas modalidades híbrida e a distância, aplicando as ferramentas disponíveis nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Dentre seus objetivos constam:

Coordenar as ações acadêmico-operacional das unidades curriculares e cursos da modalidade de EaD em parceria com os demais setores da FSM;

Promover incentivo à valorização e o estabelecimento de uma educação a distância de qualidade, voltada para a formação integral do aluno, inclusive oferecendo novos espaços de aprendizagem e metodologias adequadas para os tempos atuais;

Capacitar docentes, corpo técnico-administrativo e alunos da FSM para atuação em EAD;

Implantar e acompanhar unidades curriculares e cursos na modalidade de Educação a Distância, utilizando metodologias adequadas a essa modalidade e conforme a legislação em vigor;

Dar suporte às unidades curriculares presenciais dos cursos, viabilizando salas virtuais, repositório de materiais didáticos e apoio nas estratégias de avaliação a distância.

Link de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle): https://fsmead.com.br/plataforma/

Equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância-NEAD

Coordenação geral

Dra. Mônica Maria de Sousa Ferreira.  E-mail: monica@fsmead.com.br  Tel: (83)98826-0401