A FSM tem a missão de formar arquitetos e urbanistas com sensibilidade histórica e artística, responsabilidade técnica, consciência socioambiental. O arquiteto urbanista é o profissional de ampla atuação na sociedade, detém competência para projetar espaços edificados e de interiores, mas também construir uma cidade e sociedade saudável e com alta qualidade de vida.Assim, o curso de Arquitetura e Urbanismo da FSM prepara os alunos para atuação profissional consciente e responsável. Para tanto, a Instituição dispõe de um corpo docente qualificado, reunindo arquitetos, designers e engenheiros para atender em seus anseios e necessidades acadêmicas, formando assim um profissional com excelência.A Arquitetura deve ser vivenciada e não observada por expectadores, desta forma são realizadas, regularmente, visitas técnicas e viagens, para fins de aula de campo, para conhecer a arquitetura e a constituição urbana de outras cidades. Estas oportunidades enriquecem a vida acadêmica e desenvolvem a percepção do estudante acerca da profissão. Além disso, incentiva-se a produção intelectual por meio de exposições e apresentações dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula e fruto das experiências vivenciadas fora do ambiente universitário, o que possibilita que o profissional tenha um amplo campo de atuação.A profissão do Arquiteto Urbanista foi regulamentada recentemente por meio da LEI Nº 12.378, de 31 de dezembro de 2010, entretanto, trata-se de uma das atividades mais antigas da história da humanidade com indícios de existência ainda na Era Pré-histórica, perpassando e desenvolvendo-se por todos os séculos subsequentes e chegando até o século XXI. Sua importância latente vem se desenvolvendo e ganhando espaço no mercado de trabalho, tornando-se uma profissão. Na construção civil, é o arquiteto quem pensa na melhor utilização dos espaços internos e externos, desenha plantas e fachadas dos edifícios pensando na beleza, conforto e funcionalidade.Dentre as atribuições deste profissional em ascensão, observa-se a vistoria e perícia de obras, assessoria técnica; projetos de iluminação, interiores, cenografia e de comunicação visual; organização de ruas, praças, loteamentos, conjuntos habitacionais; concepção e execução de projeto paisagístico, de mobilidade urbana e no planejamento e orientação para o crescimento das cidades; além de prevê com seu conhecimento a conservação e preservação do patrimônio histórico, podendo também trabalhar com pesquisa e ensino em universidades.O objetivo é inovar por meio da criatividade intrínseca ao arquiteto urbanista, projetando sonhos de um futuro próspero, considerando a história transcorrida da qual somos resultado, progredindo na construção, não somente de profissionais, mas de seres humanos responsáveis, que se entendem como verdadeiros agentes transformadores da cidade, da sociedade sustentável.

Enviar E-mail a Coordenação