Sobre - Faculdade Santa Maria

Home Institucional

Sobre

Nossa história...

A Faculdade Santa Maria/FSM foi concebida como proposta educacional e empresarial, adotando como princípio o respeito ao exercício docente. Em 13 de abril de 2000 foi protocolado no MEC o processo de solicitação de autorização para abertura da Faculdade Santa Maria e credenciamento de Lacerda & Goldfarb LTDA. No dia 07 de junho de 2002 foram publicados no Diário Oficial da União o credenciamento e a autorização. A FSM começou suas atividades acadêmicas em 20 de julho de 2002, pelas professoras Ana Costa Goldfarb e Sheylla Nadjane Batista Lacerda, iniciando com o curso de Bacharelado em Enfermagem. No ano de 2005, implantou o curso de Bacharelado em Fisioterapia, Farmácia em 2007, Administração e Serviço Social em 2009, Biomedicina e Psicologia em 2011 e Medicina em 2012.

A FSM surgiu na perspectiva de oferecer à população cajazeirense e demais municípios da Paraíba e estados circunvizinhos, cursos alicerçados no respeito ao ser humano em seus aspectos biopsicossociais e nas necessidades dessa região do Nordeste brasileiro.

A FSM está localizada na BR 230, km 504, município de Cajazeiras. Situa-se próximo ao Cristo Rei, cartão postal da cidade. Essa IES conta com 64.200 m2, sendo 9.322 m² de área coberta e um estacionamento de 840m2. Contém dez estruturas básicas: direção, bloco administrativo, biotério, 3 blocos das salas de aulas e dezenove laboratórios, laboratório de técnica cirúrgica, bloco de anatomia, cantina, biblioteca e área de convivência, clínica escola de psicologia e clínica – escola integrada.

Uma das principais preocupações da FSM, desde sua fundação, tem sido formar um corpo docente comprometido com a filosofia da IES, envolvido nas atividades por ela propugnadas, composto de educadores que apresentem formação acadêmica e profissional adequada ao exercício do ensino superior e tenha compromisso com o cenário de seu entorno social. Com esse intuito, a FSM vem promovendo uma realidade acadêmica composta por atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de apoiar substancialmente uma política permanente de formação acadêmica.

Cajazeiras, cidade do alto sertão da Paraíba, apresenta um grande potencial de desenvolvimento, por funcionar como polo que atende a mais de 20 municípios paraibanos da região, bem como municípios do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará. Essa região conta com uma área de 516 km2, ocupando no Estado o 35º lugar, fica situada a 477 km de João Pessoa – Capital da Paraíba.